Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura Ltda.
Campinas/SP
Fone: (19) 3255-4237

A lei de combate ao Bullying e implicações para a escola - Turma 2-2017:

Ementa do Curso:

 


O que é bullying? Segundo a lei federal n.13.185/2015 considera-se bullying toda intimidação sistemática configurando-se em "ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas."

Esta prática infelizmente é muito comum nas escolas e após a lei federal n.13.185/2015 a escola é responsável por coibi-la:

"Art. 5o  É dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying)."

Caso a criança ou adolescentes sofram bullying na escola e esta nada fizer para combater a violência sistemática, poderá ser acionada judicialmente.

Entre 2010 e 2013 as ações judiciais contra escolas em função de bullying subiram de 7 (sete) casos para mais de 220 (duzentos e vinte). As ações são de danos morais e financeiros, alcançando aproximadamente R$ 15 mil reais por ação.

Agora que estamos em 2017 e que está vigorando a lei de combate ao bullying provavelmente essas ações aumentarão e as escolas precisarão dar uma resposta a esta violência que é cometida debaixo de seus olhos.

Visando contribuir com as escolas, por um lado, e com os pais, por outro, este curso pretende apresentar a lei , a responsabilidade das escolas e as  apontar ações educativas para prevenir o bullying escolar.

__________________________________

Programa do Curso:

Para atingir os objetivos pretendidos, o curso conta com as seguintes aulas:


Aulas:

  • Orientação para o Estudo
  • 1a aula: Introdução
  • 2a aula : O que é bullying ?
  • 3a aula - Vítimas do Bullying
  • 4a aula - Agressores que promovem o Bullying
  • 5a aula: A lei de combate ao bullying
  • 6a aula: Ações judiciais contra as escolas
  • 7a aula - O Outro
  • 8a aula: Desenvolvendo empatia
  • 9a aula: Programa de inclusão
  • 10a aula -Os 13 porquês, a escola pode evitar um caso como o de Hannah
  • 11a aula - Finalização do Curso
  • Coordenação:

    Profa. Sônia Maria Aranha

    Pedagoga e Mestre em Educação pela Unicamp.

    Diretora de Estudos e Pesquisas do Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura - CentrodEstudos -www.centrodestudos.com.br.

    Criou e desenvolveu este ambiente virtual de aprendizagem visando a formação continuada de profissionais da área educacional e demais setores da sociedade. Com quatorze anos de experiência como coordenadora e tutora de cursos livres a distância, via internet, para profissionais da área educacional, promove cursos de formação semi-presenciais para professores da rede pública.

    Consultora Educacional para escolas da Educação Básica nas redes particular e pública de ensino.

    Experiência de vinte e cinco anos junto a escolas da rede particular de ensino com ênfase em gerenciamento de mudanças organizacionais, decorrentes de reestruturação de processos de ensino/aprendizagem e adequação as novas exigências da legislação de ensino e do setor educacional.

    Professora das disciplinas Tecnologia Aplicada à Educação, Fundamentos da Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva em programas de pós-graduação.

    Estrutura do Curso:

    Em algumas delas você encontrará material complementar disponível para os estudos, como links para textos ,vídeos e sugestão de livros.

    Carga horária:

    O curso requer 1 hora  de estudo/dia visando vencer as 60 horas. O curso é assíncrono, isto é, você poderá estudar na hora que quiser.
    O ritmo é seu.

    Frequência:

    Sua frequência é monitorada toda vez que entrar nas aulas.

    Interação:

      A qualquer momento você pode enviar e-mail para a coordenadora do seu curso  sonia@centrodestudos.com.br para tirar as suas dúvidas ou trocar ideias.

    Avaliação:

    Em algumas aulas haverá avaliações de múltipla escolha. Você faz a avaliação e, automaticamente, ficará sabendo se acertou ou não a resolução das questões propostas.

    Certificação:

    Sim.

    ATENÇÃO: Nele constará a carga horária de 60h e programa do curso.

    Material Didático:

    Este curso não é apostilado. Todo material didático necessário para os estudos está disponível on-line no próprio curso que você poderá copiar e colar em um editor de texto e baixar em seu computador.

    Pré-requisitos:

    Curso destina-se a diretores de escolas, professores , estudantes de pedagogia , advogados e aos pais de alunos de escolas públicas e particulares.

    Investimento:

    R$ 78,00

    Início do curso:

    Após dois dias da confirmação do pagamento do boleto bancário, o CentrodEstudos liberará seu acesso às aulas