Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura Ltda.
Campinas/SP
Fone: (19) 3255-4237

Terra Crua: especificações para projetar com blocos e painéis monolíticos. - Turma 1 2015:

Ementa do Curso:


Este curso apresenta de maneira objetiva os requisitos importantes que devem constar nos projetos destinados ao canteiro de obras, os chamados comumente de Projeto Executivo.

Toda tecnologia possui detalhes específicos de representação gráfica que necessitam serem compreendidos no momento da execução no canteiro de obras, os sistemas construtivos que empregam a terra crua não fogem à essa regra e, portanto a eles, destinamos este curso.

As duas tecnologias a serem detalhadas em todos os seus aspectos importantes são o Bloco de Terra Comprimida (tijolo de solo-cimento), que não utiliza a queima em sua manufatura e pode ser produzido no canteiro de obras com poucos recursos, e, o sistema construtivo em Solo-cimento Monolítico, que permite a fabricação in loco das paredes, além de proporcionar um excelente equilíbrio térmico nos ambientes internos.

 

Ambas as tecnologias utilizam material disponível na própria obra através de escavações das sapatas de fundações; dos serviços de terraplanagem com cortes no terreno; das aberturas de fossas e de valas para tubulações e principalmente com as escavações para a construção de piscinas.

O pagamento poderá ser efetuado com uma única parcela através de boleto bancário ou parcelado por meio do sistema PagSeguro.


A partir da liberação de acesso ao curso, você terá um prazo máximo de 2 meses para terminar seus estudos.



 

Programa do Curso:

Conhecer as técnicas para elaboração de projetos destinados ao canteiro de obras, empregando sistemas construtivos denominados sustentáveis por empregarem a terra crua nas modalidades de blocos e de painéis monolíticos por intermédio das seguintes aulas:


Aulas:

  • Orientação para Procedimentos de Estudos
  • 1ª aula: Introdução
  • 2ª aula: A Terra como Matéria Prima
  • 3ª aula: Jazidas no canteiro de obra
  • 4ª aula: O Projeto para o canteiro de obra
  • 5ª aula: Fundações Monolíticas
  • 6ª aula: Alvenarias Monolíticas
  • 7ª aula: Alvenarias de Tijolos de Solo-cimento
  • 8ª aula: Equipamentos
  • 9ª aula: Ensaios e Normas NBR
  • 10ª aula: Bibliografia
  • Coordenação:

    Eduardo Salmar Nogueira e Taveira

    Arquiteto e urbanista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), com mestrado no Instituto de Artes-IA da UNICAMP, refletindo na dissertação, sobre a sua produção de casas de terra durante 20 anos pelo Brasil :1981-2001.

    É professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIMEP- Universidade Metodista de Piracicaba desde 1996, onde implementou e coordena atualmente o LABSIS- Laboratório de Sistemas Construtivos, sede que visa abrigar a Cátedra da Unesco em Arquitetura de Terra .

    Possui dezenas de casas construídas com tecnologias sustentáveis empregando a terra, o eucalipto, o bambu, e também outras estruturas como argamassa armada por exemplo , possuindo grande experiência nas áreas de Adequação Ambiental, Habitação Popular, Solo-cimento, Mutirão e Projetos com Sustentabilidade.

    É professor pesquisador de materiais e estruturas do IPR -Inovação e Pesquisa para o Restauro, da INOVA/UNICAMP, onde atua como especialista em restauro de patrimônios edificados em Taipa de Pilão (ver em ).

    É membro efetivo do grupo ibero-americano PROTERRA composto por profissionais e instituições que pesquisam sobre arquiteturas e construções com terra no mundo. É autor de livros e artigos na área de tecnologias sustentáveis e foi professor convidado em algumas universidades da América Latina : Argentina, Paraguai, Peru, promovendo cursos e work-shops. Também autor de vários pareceres técnicos para empresas e para profissionais da área de construções sustentáveis, promovendo ensaios laboratoriais e laudos sobre segurança e estabilidade de estruturas com terra crua.

    Estrutura do Curso:

    Para participar do curso você deverá, necessariamente ter instalado em seu computador o navegador Firefox ou Google Chrome. O Internet Explorer não é compatível com o nosso sistema.

    O curso é organizado em AULAS.

    Você poderá imprimir ou salvar em seu computador todas aulas e estudá-las quando achar mais conveniente.

    Em algumas delas você encontrará material complementar disponível para os estudos, como links para textos, vídeos e sugestão de livros.


    Carga horária:

    O curso requer 1 hora de estudo por dia visando vencer as 40 horas em aproximadamente 8 semanas.


    Frequência:

    Sua frequência é monitorada toda vez que entrar nas aulas.


    Interação:

    Há uma Caixa de Mensagens para cada aluno e havendo alguma dúvida você enviará suas mensagens e receberá as instruções do coordenador do curso por intermédio desta caixa.


    Avaliação:

    Em todas as aulas haverá exercícios de avaliação. Você faz o exercício e, automaticamente, ficará sabendo se acertou ou não a resolução das questões propostas.


    Certificação:

    Sim.

    O certificado é conferido apenas aos participantes que forem aprovados e será enviado em pdf.,via e-mail.

    O envio por correio apenas será feito mediante solicitação expressa por e-mail e pagamento de  taxa de remessa de acordo com o local e tipo de envio (simples ou por Sedex). 

    ATENÇÃO: Nele constará a carga horária de 40 h e programa do curso.


    Material Didático:

    Todo material didático necessário para os estudos está disponível on-line no próprio curso.


    Pré-requisitos:

    Arquitetos e engenheiros, projetistas e estudantes no último ano de graduação em Arquitetura e Engenharia Civil.


    Investimento:

    R$ 270,00

    Início do curso:

    Após dois dias da confirmação do pagamento do boleto bancário, o CentrodEstudos liberará seu acesso às aulas